“Protagonismo Juvenil”, esta é a palavra de ordem da I FEIRA CULTURAL da E.E.E. P. Francisca de Albuquerque Moura. Por meio da parceria entre educadores e educandos visamos o desenvolvimento de atitudes protagonistas, o trabalho em equipe e o incentivo à pesquisa; pondo em prática os conselhos de liderança ética e cidadania.
PROJETOS
TÍTULO: O CORDEL PELO CORDEL -O ENSINO DA LITERATURA POPULAR EM SALA DE AULA Autores:
Antonio Rodrigues Xavier¹
Saullo Fhairlho da Silva Oliveira¹
Erich Lopes Fraga 2
1 Alunos da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
2 Professor da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
INTRODUÇÃO:
Este trabalho trata sobre a literatura popular, a forma como abordá-la em sala de aula e o incentivo à produção textual. A escolha do cordel se deu pelo fato de se tratar de uma narrativa popular que relata os acontecimentos de um povo, apresenta uma temática bastante variada, contendo assuntos políticos, nacionais, sociais, lutas, fugas e vitórias.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, buscamos na história as origens do cordel, das técnicas de produção e da xilogravura. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizada uma pesquisa no laboratório de informática sobre as técnicas de produção do cordel, em seguida foi escolhida a temática que iria ser abordada, depois de várias discussões os alunos chegaram a conclusão que deveriam construir um cordel sobre as várias produções textuais que haviam feito até então, pois fazendo dessa forma seria mais fácil, uma vez que já possuíam um vasto material que serviria como fonte de pesquisa.
RESULTADOS:
Por meio das técnicas estudadas os alunos produziram um cordel sobre as mais variadas produções textuais trabalhadas em sala de aula, cordel este composto por seis histórias: O velhinho, A república dos bananas, Como tudo aconteceu, A resposta de Elcina, O comportamento da patroa, A explicação do mulato e O rapto da princesa Léia. O trabalho foi exposto de forma satisfatória na feira cultural da escola e escolhido para a feira regional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Sabemos que nossos alunos de uma maneira geral apresentam uma grande dificuldade na leitura, escrita e interpretação de textos, porém esta dificuldade pode ser amenizada com a prática da produção textual na escola e com o resgate do estudo da literatura.
Palavras-chave: Cordel – Produção textual – Pesquisa – Leitura e escrita.
E-mail para contato: erichspo@hotmail.com
6. Categorias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa
TÍTULO: CEDRO: VIAJANDO NA SUA HISTÓRIA Autores:Rennê Gomes de Matos¹
Micaeely Oliveira do vale¹
Joatan Viana Mendonça 2
1 Alunas da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
2 Professor da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
INTRODUÇÃONosso município tem muitas histórias que merecem ser contadas, pensando nisso surgiu a idéia da construção de um livro virtual sobre a nossa cidade (Cedro – CE), por meio da parceria entre os professores Erich Lopes, Cleudson Nogueira e Joatan Viana juntamente com os alunos Rennê Gomes, Micaeely Oliveira, Lizandra Torres, Francelma Silva,,Maysa de Oliveira e Izabel Barbosa.
METODOLOGIA
Por meio de uma discussão em sala de aula sobre a história do município de Cedro, surgiu a necessidade de aprofundar de forma melhor fundamentada alguns fatos que pela sua relevância, são apresentados de forma muito elementar, passando da simples evidências dos fatos para a comprovação da análise a partir da história oral e também com base na pesquisa documental. O estudo em foco, voltou-se desde a origem do município para outros de natureza pitoresca ( lendas ), catastróficas ( enchente e desmoronamento da igreja de S.J.B.) e da religiosidade. Utilizou-se como estratégia a construção de um livro virtual sobre a História de Cedro.
RESULTADOS ESPERADOS
O propósito em realizar essa atividade consiste em desperte na população um novo olhar sobre a construção da História de Cedro, saindo de um mero conhecimento da história popular sobre o mesmo, adentrando para outras formas de análise crítica sobre os fatos aqui abordados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A realização do projeto gerou novas perspectivas de conhecimento histórico sobre o município, motivando cada vez mais a valorização dos fatos ocorridos, bem como, anilisando de forma mais eficaz e verídica a atuação da população na construção da história da cidade de Cedro.
Palavras-chave: Cedro – História – Fatos
E-mail para contato: joatanviana@hotmail.com.br
6. Categorias
Ciências Humanas e suas Tecnologias: HistóriaTÍTULO: DESVENDANDO OS FENÔMENOS DA NATUREZAAutores:
MiKaelle Ysis da Silva¹
Luiza Ladya Leandro de Araújo¹
Maria lúcia do Nascimento Sales 2
1 Alunos da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
2 Professor da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
INTRODUÇÃO
O Ensino de Ciências Naturais visa estimular uma postura de busca e descoberta, do aluno, em relação ao mundo em que vivemos.. Para tanto, a turma do 1° Ano de Enfermagem da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura com a orientação da professora Maria Lúcia , tem desenvolvido diversas atividades de investigação e análise dos fenômenos naturais que apontam as transformações ocorridas na superfície terrestre. Dentre elas, realizou-se o experimento “Miniatura de Vulcão”, com o objetivo de fazer com que os alunos compreendam os processos de formação de um vulcão e consequentemente os componentes e motivos que determinam sua atividade vulcânica e, na medida do possível, imaginar um modelo explicativo de como é um vulcão por dentro (o interior da Terra).
METODOLOGIA
Inicialmente foi necessário que os alunos tivessem um conteúdo teórico introduzido pela professora sobre a formação e as características dos vulcões, assim como da atividade vulcânica. Posteriormente foi ministrada uma aula demonstração da simulação, a principio feita no laboratório de ciências. Na referida aula foram utilizados os seguintes materiais:Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha; Vinagre; Detergente líquido; copo descartável.
Empolgados com o resultado da reação os alunos resolveram utilizar os conhecimentos adquiridos na aula para apresentar na feira escolar de ciências, melhoraram o procedimento da aula acrescentando alguns materiais para a construção da maquete e utilizando a argila, modelaram o vulcão sobre a placa de isopor. No topo do vulcão colocaram um copo descartável com a boca para cima, para representar a cratera. Após a secagem da argila foi feita a decoração do vulcão e das áreas periféricas. Pintando-o de maneira que caracterizasse o que estava sendo representado, finalizada a parte estrutural do vulcão, era hora de colocá-lo em funcionamento. Para isso, foi colocado dentro de uma garrafa pet de 600 ml( unida a maquete do vulcão através de uma mangueira plástica ) bicarbonato de sódio, detergente, corante vermelho e amarelo. E, por fim, acrescentado vinagre. Com a união desses elementos foi possível reproduzir uma fiel representação de um vulcão em atividade.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos que com essa atividade os alunos possam compreender o que são os vulcões suas características, tipos e o que desencadeia a atividade vulcânica e posteriormente o que resulta dessa atividade, assim como entender que tipos de reações químicas acontecem quando determinadas substâncias se combinam ou reagem entre si para formar outras diferentes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao realizarmos este experimento, podemos evidenciar que o uso de atividades práticas tem despertado maior interesse dos alunos, fato este, que, nos motiva a um redirecionamento dando a uma maior ênfase ao uso da pesquisa nas nossas práticas cotidianas.
Palavras-chave: Fenômenos - Experiência – Curiosidade - Ciência.
E-mail para contato: lucinhasales@bol.com.br
6. Categorias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia
TÍTULO: RECICLARTE: PORQUE RECICLAR FAZ BEM Autores:
Ana Beatriz de Lima Oliveira¹
Patrícia de Souza¹
Maria lúcia do Nascimento Sales 2
1 Alunas da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
2 Professora da E.E.F.P. Francisca de Albuquerque Moura
INTRODUÇÃO
A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia.
O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quantos mais produtos industrializados, mais lixo é produzido. Diante dessa cruel realidade que acaba por afetar diretamente o meio ambiente e os seres que nele vivem, sentimos a necessidade de buscarmos soluções para amenizar este problema, surgiu assim a idéia de trabalhar com a reciclagem, que é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reuni-los no ciclo de produção de que saíram. O resultado de uma série de atividades pela qual material que se tornariam lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria- prima na manufatura de novos produtos. Foi dessa maneira que surgiu idéia de trabalharmos com o projeto Reciclarte, o qual visa não só a reciclagem, mas reaproveitamento de embalagens e redução no consumo de alguns produtos que geram lixo e acabam por provocar sérios problemas para o meio ambiente.
METODOLOGIA
Partindo de uma discussão em sala de aula, percebeu-se que cidade de Cedro não possui nenhum sistema de coleta seletiva e também não dispõe de um local adequado (aterro sanitário), para o descarte do lixo produzido pela população local, ficando assim este lixo em um ambiente a céu aberto liberando uma quantidade enorme de gás metano e acho rume poluindo os mananciais de água e assim trazendo diversos problemas para o meio ambiente e os seres vivos que dele fazem parte.
Esta realidade motivou os alunos à realização de ações efetivas que contribuam para minimizar esta problemática. Para tanto , orientou-se os alunos sobre a utilização de métodos de reciclagem de alguns materiais. Surgindo também entre os mesmos a idéia de associar a arte à prática da reciclagem, confeccionando peças de vestuário com uso de materiais recicláveis diversos, culminando com um glamouroso desfile de apresentação das peças.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos com essa atividade desperte na população em geral a idéia de que reduzir, reaproveitar e reciclar materiais de difícil decomposição é a melhor maneira de amenizar o problema provocado pelo lixo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que o mesmo entusiasmo que motivou a comunidade escolar com um todo no decorrer da execução desse projeto, possa perpetuar-se no nosso contexto social dando assim maior efetividade às ações do referido projeto.
Palavras-chave: Lixo – Reciclar - Arte – Preservação Ambiental
E-mail para contato: lucinhasales@bol.com.br
6. Categorias
Ciências Ambientais: Educação Ambiental